Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CRPS: Conselho julga 90% dos processos do E-recursos

    Novo sistema reduziu a média de julgamentos para 45 dias

    há 11 anos

    Da Redação (Brasília) - O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) conseguiu, em um ano, julgar 90% dos processos do E-recursos, o novo sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social. O sistema é responsável pela digitalização e tramitação eletrônica dos recursos administrativos dos cidadãos contra decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A implantação do E-recursos permitiu que a média de julgamentos do CRPS caísse para 45 dias, em 2012.

    Só neste ano, foram protocolados 32.786 processos por meio do novo sistema, desses 29.190 já estão julgados. Em 17% dos casos o CRPS reviu a decisão do INSS, em favor do segurado, como na decisão do Conselho que concedeu pela primeira vez - fora da esfera judicial - o benefício de salário-maternidade para um homem que adotou uma criança.

    O principal objetivo da implantação do E-Recursos é economizar tempo e dinheiro dos segurados e também da Previdência. Até a implantação do novo sistema, todo o processo de recursos da Previdência Social era físico e manual, e consequentemente, mais demorado e caro. No entanto, quando o E-Recursos estiver em funcionamento em todo o Brasil, o processo físico deixará de existir.

    Outra vantagem é que o novo sistema, em breve, também permitirá a solicitação de recursos pela internet, sem necessidade de o segurado se dirigir a uma unidade da Previdência Social. A previsão é que, até junho de 2013, o E-Recursos seja implantado em todo o país.

    CRPS - O Conselho de Recursos da Previdência Social é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, que funciona como um tribunal administrativo que tem por função básica mediar os conflitos entre os segurados e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O CRPS tem um prazo de 85 dias para julgar definitivamente um processo. No entanto, com a implantação do e-Recursos essa decisão tem sido proferida em um prazo bem menor.

    Informações para a imprensa

    Ana Carolina Melo

    (61) 2021-5311

    Ascom/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25777
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crps-conselho-julga-90-dos-processos-do-e-recursos/100265915

    Informações relacionadas

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigosano passado

    Como saber se vale a pena recorrer ao CRPS do INSS?

    Leidyane Gomes , Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Qual prazo para a Junta de Recurso julgar Recurso Especial Administrativo do INSS?

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 11 anos

    CRPS: Consulta aos processos de recursos eletrônicos já está disponível na internet

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como consulto o andamento do recurso no INSS?

    Letícia Garcia Romero, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Obsoleto] Mandado de segurança para remessa de recurso ordinário pelo INSS e julgamento pela Junta de Recursos do CRPS

    53 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Parece que em 2018 voltou ser moroso o andamento dos recursos. Poderiam dizer o que está acontecendo? continuar lendo

    O atendimento que a gente tem na Ag Partenon em Porto Alegre e da pior forma possível. A médica que me atendeu acho que pensava que estava trabalhando em matadouro e que estava lidando com um animal a ser abatido. Meu Deus, que atendimento péssimo que recebi desta infeliz médica. Debochou, riu, disse que tendinose não é doença e que é apenas uma cicatrização. Mesmo apresentando exames que tenho tendinopatia crônicas, a infeliz nem olhou os exames. E uma humilhação. Trabalhamos a vida toda e quando precisamos, somos tratados como delinquentes. Não estou pedindo favores, apenas o cumprimento de direitos e com toda a documentação necessária comprobatória. Mas nem sequer se deu o trabalho de olhar. E o pior é que quem paga este tipo de servidor somos nós ainda. continuar lendo

    Ja estou consada de esperar a decisão da crps continuar lendo

    Ja tem um ano de espera continuar lendo

    Solicitei na agência Petrópolis RJ a apreciação do recurso e lá nao foi deferida pois nem se querem olharam , enviado para o Conselho direto. Uma coisa fácil de ser resolvida e a incompetência deste órgão fico a espera. Necessito deste valor e tenho o direito de receber pois possui tempo de serviço . Uma incompetência deste órgão e falta de respeito aos cidadãos . continuar lendo