CRPS: Conselho julga 90% dos processos do E-recursos
Novo sistema reduziu a média de julgamentos para 45 dias
Da Redação (Brasília) - O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) conseguiu, em um ano, julgar 90% dos processos do E-recursos, o novo sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social. O sistema é responsável pela digitalização e tramitação eletrônica dos recursos administrativos dos cidadãos contra decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A implantação do E-recursos permitiu que a média de julgamentos do CRPS caísse para 45 dias, em 2012.
Só neste ano, foram protocolados 32.786 processos por meio do novo sistema, desses 29.190 já estão julgados. Em 17% dos casos o CRPS reviu a decisão do INSS, em favor do segurado, como na decisão do Conselho que concedeu pela primeira vez - fora da esfera judicial - o benefício de salário-maternidade para um homem que adotou uma criança.
O principal objetivo da implantação do E-Recursos é economizar tempo e dinheiro dos segurados e também da Previdência. Até a implantação do novo sistema, todo o processo de recursos da Previdência Social era físico e manual, e consequentemente, mais demorado e caro. No entanto, quando o E-Recursos estiver em funcionamento em todo o Brasil, o processo físico deixará de existir.
Outra vantagem é que o novo sistema, em breve, também permitirá a solicitação de recursos pela internet, sem necessidade de o segurado se dirigir a uma unidade da Previdência Social. A previsão é que, até junho de 2013, o E-Recursos seja implantado em todo o país.
CRPS - O Conselho de Recursos da Previdência Social é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, que funciona como um tribunal administrativo que tem por função básica mediar os conflitos entre os segurados e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O CRPS tem um prazo de 85 dias para julgar definitivamente um processo. No entanto, com a implantação do e-Recursos essa decisão tem sido proferida em um prazo bem menor.
Informações para a imprensa
Ana Carolina Melo
(61) 2021-5311
Ascom/MPS
53 Comentários
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Parece que em 2018 voltou ser moroso o andamento dos recursos. Poderiam dizer o que está acontecendo? continuar lendo
O atendimento que a gente tem na Ag Partenon em Porto Alegre e da pior forma possível. A médica que me atendeu acho que pensava que estava trabalhando em matadouro e que estava lidando com um animal a ser abatido. Meu Deus, que atendimento péssimo que recebi desta infeliz médica. Debochou, riu, disse que tendinose não é doença e que é apenas uma cicatrização. Mesmo apresentando exames que tenho tendinopatia crônicas, a infeliz nem olhou os exames. E uma humilhação. Trabalhamos a vida toda e quando precisamos, somos tratados como delinquentes. Não estou pedindo favores, apenas o cumprimento de direitos e com toda a documentação necessária comprobatória. Mas nem sequer se deu o trabalho de olhar. E o pior é que quem paga este tipo de servidor somos nós ainda. continuar lendo
Ja estou consada de esperar a decisão da crps continuar lendo
Ja tem um ano de espera continuar lendo
Solicitei na agência Petrópolis RJ a apreciação do recurso e lá nao foi deferida pois nem se querem olharam , enviado para o Conselho direto. Uma coisa fácil de ser resolvida e a incompetência deste órgão fico a espera. Necessito deste valor e tenho o direito de receber pois possui tempo de serviço . Uma incompetência deste órgão e falta de respeito aos cidadãos . continuar lendo