Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

APOSENTADORIA: INSS envia carta para quem pode requerer benefício em setembro

há 10 anos

Foram enviadas 2.974 correspondências

Da Redação (Brasília) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já enviou cartas aos segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade em setembro. A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 2.974 cartas-aviso, sendo que 1.685 foram enviadas somente para mulheres e 1.289 para homens.

Recebem o documento os homens que, a partir de setembro completaram 65 anos e as mulheres que completaram 60. Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições. O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer seu benefício.

Quem não receber a carta e tiver as condições para se aposentar por idade, deve providenciar a atualização de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135. O INSS lembra que é necessário manter os dados sempre atualizados, pois todos os avisos do Instituto são feitos por correspondência.

Na carta constam, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O comunicado contém também um código de segurança que permite ao segurado confirmar a autenticidade da carta, garantindo a segurança de seus dados e protegendo-o contra fraudes. A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pela Central 135 ou no portal www.previdência.gov.br.

Informações para a Imprensa:

Ligia Borges

(61) 2021-5779

Ascom/MPS

  • Publicações4944
  • Seguidores623314
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-inss-envia-carta-para-quem-pode-requerer-beneficio-em-setembro/136452170

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia. Estou admirada com a JUS, pois está esclarecendo muitas dúvidas que eu tinha sobre a Previdência. Espero que uma delas me oriente a aposentar meu irmão por invalidez devido a erro médico na primeira ciruirgia que ele se submeteu. continuar lendo

Olá, Adel.
Caso possua dúvidas quanto aos procedimentos para requerer o benefício do seu irmão me ponho à disposição, ok?

Cordialmente,
Gustavo continuar lendo