Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    FOLHA DE PAGAMENTO: Publicado edital para licitação do INSS

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para o pagamento dos novos benefícios previdenciários. O pregão será realizado em Brasília, nos dias 5 e 6 de agosto. O edital está disponível para consulta e download em www.comprasnet.gov.br.

    O pregão será presencial e de maior preço, ou seja, a instituição financeira que oferecer mais, terá o direito de efetuar o pagamento aos novos beneficiários. O modelo de licitação, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foi submetido a uma audiência pública, ocorrida em 1º junho, para que os interessados pudessem fazer sugestões para o aperfeiçoamento das regras. As sugestões foram estudadas pela equipe técnica do INSS e as alterações, consideradas técnica e juridicamente viáveis, foram incorporadas às regras.

    Os bancos vencedores terão direito a pagar os benefícios concedidos nos cinco anos seguintes à realização da licitação. O contrato do INSS com cada banco terá duração de 20 anos, ou seja, as instituições se comprometem a continuar a pagar os benefícios por todo este período. A cada cinco anos o INSS irá realizar pregões para ofertar o direito ao pagamento dos novos benefícios concedidos no período seguinte. Atualmente, em média, são concedidos 377 mil benefícios por mês. Hoje, o INSS tem 26,6 milhões de beneficiários, que continuarão recebendo nas mesmas instituições bancárias em que recebem atualmente.

    Serviços - As regiões foram divididas em 26 lotes, subdivididos em microrregiões. Se o banco ganhador de um determinado lote não tiver condições de realizar o pagamento em uma ou mais microrregiões, o serviço será oferecido à instituição classificada imediatamente abaixo.

    Além do pagamento de benefícios, os bancos deverão oferecer serviços como o fornecimento de extratos, um DOC ou TED mensal sem ônus, extrato anual de pagamentos, extrato de imposto de renda, atualização cadastral do beneficiário e emissão de cartão de identificação do beneficiário. Os bancos também irão disponibilizar, nos terminais de autoatendimento, o extrato de pagamento do mês.

    Até setembro de 2007, as instituições financeiras cobravam, do INSS, tarifas para realizarem o pagamento de benefícios. Naquele mês foi assinado acordo para que os bancos conveniados continuassem a fazer o pagamento da folha sem ônus para a Previdência. O acordo, renovado em fevereiro passado, prevê que não haja ônus de qualquer parte até o fim de 2009.

    Em abril de 2008, um acórdão do TCU determinou ao INSS e à Secretaria do Tesouro Nacional que modificassem a forma de contratação das instituições financeiras que fazem o pagamento de benefícios previdenciários. O objetivo é obter propostas que representem mais vantagem para a Administração Pública e para os beneficiários do INSS.

    Informações para a Imprensa

    Pedro Rocha

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623315
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações959
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/folha-de-pagamento-publicado-edital-para-licitacao-do-inss/1583370

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 15 anos

    LEILÃO DA FOLHA 1: Bancos arrematam 18 lotes no primeiro dia do pregão

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    INSS apresenta modelo de licitação para leilão da folha de pagamento de benefícios previdenciários

    Espaço Vital
    Notíciashá 15 anos

    Leilão torna o Bradesco o maior pagador da folha de pagamentos do INSS

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 15 anos

    FOLHA: INSS assina contrato com bancos que pagarão benefícios a partir de 2010

    Adara Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Repetição de Indébito c/c Indenização por Danos Morais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)