Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROVA DE VIDA: Segurados devem ficar atentos ao horário de funciomento da rede bancária neste final de ano

    há 9 anos

    Da Redação (Brasília)- Os segurados da Previdência Social que ainda não fizeram a renovação de senha/fé de vida devem ficar atentos aos horários de funcionamento dos bancos neste final de ano. Segundo comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não abrirão ao público nos dias 25/12 (Natal), 31/12 (último dia do ano) e 01/01 (Dia Mundial da Paz).

    Dos 32 milhões de beneficiários do INSS, mais de 30 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida. Até 15 de dezembro de 2014, 1,1 milhões de beneficiários ainda não haviam comparecido aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento.

    O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

    Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a renovação de senha nos terminais de autoatendimento.

    O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

    Quem não fizer a renovação da senha no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido.

    Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

    Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.

    Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.

    Esclarecimentos sobre a renovação de senha do INSS:

    1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?

    É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

    2) Como funciona a renovação de senha?

    O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

    3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha?

    Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)

    4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração?

    Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

    5) Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será feita?

    Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

    6) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?

    R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdência.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdência.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

    7) A renovação de senha pode ser feita por biometria?

    O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

    8) As datas previstas para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?

    O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.

    9) O que acontece caso o procedimento não seja feito?

    O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.

    10) Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?

    A renovação de senha deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.

    11) Quantidade de beneficiários que ainda não realizaram a renovação da senha, por Estado:

    UF 15/12/2014
    São Paulo 279.088
    Minas Gerais 130.467
    Rio de janeiro 85.187
    Bahia 82.888
    Rio Grande do Sul 66.586
    Ceara 57.741
    Parana 55.969
    Pernambuco 57.958
    Santa Catarina 53.087
    Maranhao 48.196
    Para 25.991
    Paraiba 24.433
    Espirito Santo 20.116
    Goias 20.899
    Alagoas 20.277
    Rio Grande do Norte 19.366
    Piaui 18.804
    Amazonas 13.252
    Mato Grosso do Sul 10.781
    Distrito Federal 10.329
    Mato Grosso 10.287
    Sergipe 9.557
    Tocantins 5.968
    Rondonia 6.036
    Acre 6.200
    Roraima 2.969
    Amapa 1.925
    TOTAL 1.144.357

    Informações para a imprensa

    (61) 3313-4542

    Ascom/ INSS

    • Publicações4944
    • Seguidores623322
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações149
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prova-de-vida-segurados-devem-ficar-atentos-ao-horario-de-funciomento-da-rede-bancaria-neste-final-de-ano/159432168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)