jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2017

INTERNACIONAL: Brasil e Coreia iniciam conclusão de acordo de Previdência Social

Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, deve assinar o documento na quinta-feira (22)

Ministério Da Previdência Social
há 5 anos

Da Redação (Brasília)- A negociação para a operacionalização do Acordo de Previdência Social entre o Brasil e a Coreia do Sul começou hoje (19), às 9h30, no Allia Gran Hotel, em Brasília. A reunião segue até a tarde desta quarta-feira, quando estão previstos a conclusão dos formulários de requerimento e a visita das delegações do dois países à Embaixada do Coreia do Sul. O diretor de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e chefe da delegação brasileira, Benedito Adalberto Brunca, abriu a reunião dando boas-vindas às autoridades estrangeiras.

“Esse acordo é de fundamental importância para que Brasil e Coreia alcancem em outros setores o patamar já atingido na área comercial”, afirmou Seong Hoon Bae, diretor geral do Centro Internacional do Serviço Nacional de Pensões (CISNP) e chefe da delegação sul-coreana, referindo-se ao acordo previdenciário Brasil-Coreia do Sul, por meio do qual brasileiros e sul-coreanos poderão somar os tempos de contribuição nos dois países para solicitar os benefícios previdenciários.

Para o Senhor Young Eil Kim, diretor deputado do CISNP, as negociações do acordo estão ocorrendo sem grandes dificuldades. “Estou muito feliz com a rapidez com a qual o acordo está sendo negociado e com expectativa da assinatura”, acrescentou. As negociações entre os dois países para a negociação do acordo previdenciário se iniciaram, formalmente, em março deste ano.

A assinatura do Acordo de Previdência Social Brasil -Coreia do Sul entre o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Kyonglim Choi, está prevista para quinta-feira (22). Com o acordo, além dos sul-coreanos que vivem no Brasil, serão beneficiados os mais de mil e duzentos brasileiros que vivem na Coreia.

Na manhã da próxima sexta-feira (23), na capital paulista, a delegação sul-coreana visitará a Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais em São Paulo, para conhecer os procedimentos comuns aos acordos que já estão em funcionamento entre o Brasil e outros países. Durante a tarde, as autoridades se encontrarão com representantes do empresariado sul-coreano para esclarecer pontos específicos e divulgar o Acordo de Previdência Social entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Informações para a imprensa

Rafael Toscano

(61) 2021-5481

ACS/MPS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)