Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GESTÃO: Livro da OIT analisa boas práticas do governo brasileiro em seguridade social

    Prefácio do livro foi escrito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho

    há 11 anos

    Da Redação (Brasília)- A Previdência Social brasileira pode ser considerada uma política social bem sucedida e seus efeitos podem ser percebidos no esforço para a erradicação da pobreza do país, na garantia de renda para parcelas da população e na contribuição para a inclusão e a justiça social. Essa é uma das constatações do livro “As Boas Práticas em Seguridade Social”, lançado nesta quarta-feira (6) pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

    A publicação integra o Programa de Parceria Brasil/OIT para a Promoção da Cooperação Sul-Sul na Área de Seguridade Social, financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Segundo o estudo da OIT, a Previdência Social é um investimento estratégico. Sua manutenção e o aperfeiçoamento do sistema previdenciário se constituem em pré-requisito para o desenvolvimento do Brasil.

    O prefácio do livro, escrito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destaca que a educação como ferramenta de disseminação das informações e dos direitos previdenciários tem grande relevância na proteção social e no exercício da cidadania. “A educação é primordial para a conscientização do cidadão no exercício dos seus direitos e no cumprimento de seus deveres, visando a proteção da dignidade humana e a inclusão social”, destacou Garibaldi Alves Filho.

    Já a autora da apresentação do livro, a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, informou que entre 75% e 80% da população mundial não têm acesso a uma seguridade social integral. “Garantir que o direito humano a uma seguridade social converta-se em realidade para todos é um desafio da maior relevância e um aspecto central da Agenda de Trabalho Decente”, completou.

    O livro, com 142 páginas, é constituído de três capítulos: A Previdência Social Brasileira, A Previdência Rural e Educação para a Proteção Social. Em cada um deles são apresentados os avanços e conquistas realizadas pelo país e que podem servir de referência para outros países em desenvolvimento, no espírito da Cooperação Sul-Sul. (Roberto Homem)

    Informações para a imprensa

    (61) 2021-5109

    Ascom/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623308
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-livro-da-oit-analisa-boas-praticas-do-governo-brasileiro-em-seguridade-social/100379674

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)