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23 de Abril de 2024

ATENDIMENTO: INSS recomenda melhor horário de ligação para a Central 135

há 15 anos

Da Redação (Brasília) - Para facilitar ainda mais o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social, a Diretoria de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (Dirat/INSS) informa aos usuários que o melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

A Central 135 dispõe de 2,7 mil atendentes e capacidade para atender a cinco milhões de segurados por mês, o que permite um mínimo de espera durante toda a semana. Nos horários recomendados e no sábado, o atendimento é imediato, informou a Dirat.

De acordo com a Dirat, as medidas implantadas pela Previdência Social para melhorar o atendimento aos usuários ampliaram a procura pela central de forma significativa. O exemplo mais recente é a disponibilização do extrato com informações previdenciárias aos segurados, que são correntistas do Banco do Brasil, desde maio. No primeiro dia útil após o lançamento do extrato, a média diária de ligações da central dobrou, passando de 200 mil chamadas para 400 mil.

Novo tempo - O incremento nas ligações começou no início do ano, com a concessão de benefícios em até 30 minutos. A intensa divulgação deste avanço da Previdência Social aumentou o conhecimento dos brasileiros sobre o canal remoto e os incentivou a ligarem mais para a central para obter informações. Em dezembro, antes dos 30 minutos, a espera na linha era de 22 segundos. Logo após a divulgação, no começo de janeiro, passou para um minuto.

O fluxo aumentou mais em abril, quando a Previdência Social passou a oferecer aos contribuintes individuais o agendamento eletrônico de serviços que antes só podiam ser agendados pessoalmente nas agências. E chegou ao seu ápice em maio, com o extrato previdenciário.

A Central 135 funciona 24 horas, durante toda a semana, em todo o país. Para falar com um atendente, o usuário deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.

Ao ligar para a central, o segurado ouvirá três opções. A primeira delas é falar diretamente com um atendente (teclando 1), para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a alteração dos dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

A segunda opção é o atendimento eletrônico (teclando 2). O usuário pode consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. A terceira e última opção (teclando 3) será fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

A Previdência dispõe ainda dos serviços remotos pela internet, no portal www.previdência.gov.br, onde é possível encontrar a Agência Eletrônica tanto para segurados como para empregadpres.

Informações para a Imprensa

Rilton Pimentel

(61) 2021-5113

ACS/MPS

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47 Comentários

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Já tentei durante dias ligar para o 135, porém inicia com uma voz programada informando que a ligação será cobrada, aguardo na linha, chama uma vez e de repente a ligação cai sozinha. O detalhe é que cobram quase um real mesmo sem atenderem. continuar lendo

Tente através de telefone fixo ou público, pois é gratuito.
Importante ressaltar que o INSS facilitou o acesso às informações de benefício ou até mesmo com relação ao cadastro nacional de informações sociais (CNIS), isso ocorre por meio do portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), ou aplicativo "Meu INSS" para telefone celular. continuar lendo

Isso também esta acontecendo comigo,e ai tento ir pelo site do INSS e da erro ,a hora que eu tento a prorrogação nem pelo site não estou conseguindo e aqui na minha cidade os orelhões estão todos quebrados e não conheço ninguém com telefone fixo... to lascada continuar lendo

Falta de respeito com o usuário, ligando desde quarta-feira (05/09), todos os horários que se possa imaginar, e a ligação como sempre não completa, é inadmissível que todos os 2,7 mil atendentes estejam ocupados a todo o instante, desde às 07:00h até às 22:00h, alguém tem que tomar uma providência!! continuar lendo

Muito difícil falar por meio do 135, sempre vem a mensagem, todos atendentes estão ocupados. Não merecemos tantos serviços ruins. continuar lendo

Recebi a carta hj, sábado e estou tentando e não consigo, espero por 35 a 40 mintos, quando faltam apenas 10 de espera a ligação cai. Se o atendimento é só por telefone e não consigo o que devo fazer??? continuar lendo