Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CALAMIDADE: INSS antecipa pagamento de benefícios em dois municípios em Santa Catarina

    há 10 anos

    Medida vale para segurados nos municípios de Águas de Chapecó e Presidente Getúlio

    Da Redação (Brasília) – Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem ou residem em Águas de Chapecó e Presidente Getúlio- municípios de Santa Catarina que estão em situação de calamidade pública, decretada pelo Governo Federal, devido às fortes chuvas – terão o pagamentos dos benefícios antecipado para o primeiro dia do calendário de pagamentos. O INSS inicia os depósitos da competência de setembro a partir do dia 24 deste mês.

    Além da antecipação dos depósitos para o primeiro dia útil do cronograma de pagamentos, os segurados desses municípios podem solicitar o adiantamento de uma renda mensal, com exceção daqueles que recebem benefícios temporários como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. A antecipação de renda poderá ser realizada junto à rede bancária no período de 30 de setembro a 30 de novembro. Já os segurados que fizerem a opção do adiantamento por meio de correspondente bancário têm até o dia 21 de novembro para fazer a opção.

    Os segurados que fizerem opção pelo adiantamento na rede bancária terão crédito liberado na mesma data da opção. Nos casos de opções feitas em correspondentes bancários, será liberado em até 5 dias úteis após a formalização da opção. Não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social (APS), basta formalizar a opção no lugar em que recebe o pagamento.

    O segurado poderá parcelar a devolução do adiantamento em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação.

    A medida é válida para os beneficiários que já residiam no município na data da decretação do estado de calamidade pública, ainda que os benefícios sejam mantidos em outros municípios. O estado de calamidade pública foi reconhecido no dia 30 de julho por conta de inundações e enxurradas que atingiram a região.

    ANTECIPAÇÃO DE CALENDÁRIO:

    O calendário será antecipado para o dia 24 de setembro, referente à competência de setembro.

    ADIANTAMENTO DE RENDA:

    É preciso assinar o Termo de Opção disponível no período de 30 de setembro a 30 de novembro nas agências bancárias e até o dia 21 de novembro nos correspondentes bancários.

    Quem pode requerer:

    Podem requerer o crédito o próprio beneficiário ou seu procurador ou representante legal, desde que devidamente cadastrado no INSS.

    Valor do adiantamento:

    O adiantamento terá valor igual a uma parcela mensal bruta do benefício a que o segurado tem direito, considerada a competência de setembro 2014.

    Quantidade de parcelas:

    A devolução ocorrerá em 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser feitos a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação.

    Liberação do crédito:

    O crédito será liberado na mesma data da opção. Nos casos de opções feitas em correspondentes bancários, será liberado em até 5 dias úteis após a formalização da opção.

    Quem não tem direito:

    Quem tem benefício temporário, como auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário maternidade.

    Informações para a Imprensa:

    Ligia Borges

    (61) 2021-5113

    Ascom/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623315
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações415
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calamidade-inss-antecipa-pagamento-de-beneficios-em-dois-municipios-em-santa-catarina/140531021

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 9 anos

    CALAMIDADE: INSS antecipa pagamento para os segurados de Xanxarê/SC

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 13 anos

    CALAMIDADE: INSS antecipa pagamentos para segurados de municípios atingidos por enchentes no Sul

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)