Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ATENDIMENTO: Comunidades da Amazônia começam a ser atendidas pelos PREVBarco

    há 12 anos

    Da Redação (Brasília) - As quatro unidades móveis flutuantes próprias da Previdência Social (PREVBarco) iniciaram as viagens de 2012. Durante o período de estaleiro, que começou em 17 de dezembro de 2011 e terminou no início de fevereiro deste ano, as embarcações passaram por reformas para melhor atender aos segurados ribeirinhos.

    Na madrugada do último sábado (25), a unidade PREVBarco I - Belém/PA começou uma jornada de navegação de 28 horas, em direção a Portel e Melgaço, municípios do arquipélago do Marajó. Este é o segundo de nove ciclos de navegações que o PREVBarco I/PA fará em 2012. O primeiro, com 16 horas de navegação, atendeu a segurados do município de Oieras do Pará, no Baixo Tocantins.

    Segundo Benilde Franco, gerente do PREVBarco I/PA, a embarcação foi totalmente reformada, tendo os oito camarotes dos servidores recebido proteção apara amenizar o ruído dos motores. O barco tem 30 metros de comprimento e possui três cabines de atendimento: uma para as concessões de benefícios, uma para a realização de perícias médicas e outra para o atendimento do Serviço Social.

    O PREVBarco II/Santarém/PA também seguiu no sábado (25) para uma viagem aos municípios de Juriti e Faro. A embarcação, que já passou pelos municípios de Aveiro e Óbidos, atendendo quilombolas e indígenas da Tribo Wai Wai, programou onze ciclos de viagens até 14 de dezembro de 2012. Serão visitados onze municípios, às margens dos Rios Amazonas, Tapajós, Trombetas e Xingu.

    A reforma do PREVBarco II/PA, segundo a gerente Anne Guedes, instalou duas centrais de ar condicionado no salão de atendimento ao público, para oferecer mais conforto aos segurados. O barco também ganhou uma sala nova para o atendimento do Serviço Social. A unidade flutuante tem 10 camarotes e 10 pontos de atendimento, além da sala nova e da sala de Perícia Médica.

    A unidade Móvel Flutuante - PREVBarco I de Manaus/AM também foi totalmente reformada. O barco iniciou, no último dia 6 de fevereiro, uma jornada de 312 horas de navegação (16 dias), até a cidade de Guajará. O atendimento ao público começou no dia 23 de fevereiro. Em 2012, conforme relatou o gerente Clizares Doalcei, o PREVBarco de Manaus navegará 1.091 milhas náuticas por 26 municípios ribeirinhos.

    O segundo ciclo de viagens do PREVBarco Porto Velho/RO começa em 1º de março. A embarcação já passou pelas Aldeias Indígenas de Ocaia I, Piranha, Pantirop e pelas comunidades extrativistas de Margarida e Nova Esperança.

    Segundo a gerente da embarcação, Russélia Russelakis, algumas dessas comunidades tiveram que ser atendidas com lanchas voadeiras, ficando o PREVBarco atracado na Aldeia de Três Bocas. Isso porque o rio estava com empecilhos à navegação, com árvores caídas. Mesmo assim, os servidores conseguiram realizar 1.100 atendimentos aos segurados.

    O PREVBarco Porto Velho/RO, que tem 23 metros de comprimento, passou por reparos de combate à ferrugem, recebeu pintura e uma nova fachada de identificação visual. A embarcação contém dois gabinetes, um deles destinado aos atendimentos alternados da Perícia Médica e do Serviço Social.

    Informações para a imprensa

    Verônica Assumpção

    (61) 3319-2673

    ACS/DF

    • Publicações4944
    • Seguidores623314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atendimento-comunidades-da-amazonia-comecam-a-ser-atendidas-pelos-prevbarco/3034932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)