Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    FORÇA TAREFA: Operação desarticula esquema criminoso no Espírito Santo

    A fraude ocorria na concessão de benefícios de amparo ao idoso (BPC/LOAS)

    há 6 anos

    Da Redação (Brasília) – A Força Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), em Serra no Espírito Santo, a Operação Replicante Echo-Sierra. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência da investigada, para a obtenção de provas que reforcem os indícios já existentes no inquérito policial e também à procura de novos indícios de prática de ilícitos contra a Previdência Social.

    As investigações tiveram início em 2011, por meio de pesquisas feitas pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária que detectaram coincidências em dados cadastrais de titulares de Amparo Social ao Idoso pagos pela Previdência Social (BPC/LOAS). Porém, na época, a perícia papiloscópica da Polícia Federal não apresentou análise conclusiva. Em agosto de 2016, a partir de denúncia apresentada pela Caixa Econômica Federal, foram identificadas mais 3 pessoas com o mesmo sobrenome e fotos semelhantes.

    O prejuízo estimado, em apenas cinco benefícios analisados até o momento, é de aproximadamente R$ 420 mil. No entanto, a desarticulação desse esquema criminoso possibilitou uma economia de R$ 120 mil em valores que seriam futuramente pagos aos supostos beneficiários, considerando a expectativa média de vida da população brasileira.

    A operação contou com a participação de cinco policiais federais e um servidor da área de Inteligência Previdenciária. Foi denominada Replicante Echo-Sierra em alusão à replicação de benefícios com pequenas alterações em dados cadastrais e a cidade onde o crime ocorreu.

    Força Tarefa Previdenciária – É integrada pela a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

    Além dos órgãos integrantes da Força Tarefa, a COINP conta com a parceria do TCU, CGU e AGU, além do apoio do INSS, na cessão de servidores para composição dos grupos de trabalhos e no repasse de informações essenciais à descoberta de fraudes estruturadas nos sistemas previdenciários.

    Informações para a imprensa

    (61) 2021-5009 e 2021-5109

    ascom.mps@previdência.gov.br

    Secretaria de Previdência

    • Publicações4944
    • Seguidores623308
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forca-tarefa-operacao-desarticula-esquema-criminoso-no-espirito-santo/556281511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)