Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação desarticula quadrilha que falsificava vínculos trabalhistas

    Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), nas cidades de Araraquara (SP) e São Carlos (SP), a operação Apate, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão.

    há 6 anos

    As fraudes consistiam na criação de vínculos empregatícios fictícios e extemporâneos registrados na Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), para fins de obtenção de benefícios previdenciários.

    Foi identificado desvio de pelo menos R$ 4,4 milhões. Caso o esquema criminoso não fosse desarticulado, o prejuízo aos cofres públicos, com pagamentos futuros aos supostos beneficiários, poderia chegar a R$ 10,1 milhões. No entanto, esses valores podem ser ainda maiores, a depender da continuidade da investigação e da identificação de novos benefícios previdenciários obtidos por meio de vínculos trabalhistas falsos.

    Na mitologia grega, Apate, nome dado à operação, era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.

    Força-Tarefa Previdenciária – Parceria entre a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal que atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvam indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

    A COINP conta com a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União (AGU), além do apoio do INSS.

    • Publicações4944
    • Seguidores623314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-desarticula-quadrilha-que-falsificava-vinculos-trabalhistas/613131259

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)