Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quadrilha que fraudava seguro defeso é alvo de operação

    Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar a concessão do seguro defeso. Na manhã desta terça-feira (31), foram presas 18 pessoas e cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul (RS), Serra (RS), Belém (PA), Macapá (AP), Santana (AP), Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (AP).

    há 6 anos

    Entre os detidos, estão nove servidores do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Um deles já havia sido preso em abril deste ano pela concessão indevida do seguro. Ele respondia ao processo em liberdade, mas continuou com as fraudes. O grupo é acusado dos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

    O prejuízo aos cofres públicos supera R$ 69 milhões.

    A ação desta terça-feira é um desdobramento de outra operação, a Timoneiro, realizada em abril, quando um servidor do Ministério do Trabalho que atuava em Caxias do Sul foi preso pela concessão de quase 7 mil benefícios fraudulentos.

    A operação, denominada João XXI, faz referência a uma passagem bíblica sobre a pesca milagrosa.

    Força-Tarefa Previdenciária – Parceria entre a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal que atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvam indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

    A COINP conta com a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União (AGU), além do apoio do INSS.

    • Publicações4944
    • Seguidores623307
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quadrilha-que-fraudava-seguro-defeso-e-alvo-de-operacao/613131260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)