Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação desarticula organização que fraudava a Previdência no Espírito Santo

    A Força Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quinta feira (1), nas cidades de Marechal Floriano (ES) e Afonso Claudio(ES), a Operação Bambino Caro. Foram cumpridos dois mandados de prisão – sendo um para um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outro para sua irmã –, além de dois mandados de busca e apreensão nas residências dos presos.

    há 5 anos

    O monitoramento permanente realizado pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda levou à identificação de um esquema criminoso no qual o servidor da Agência da Previdência Social de Afonso Claudio criava pensões por morte fictícias, em nome de seu próprio sobrinho, filho da irmã presa na operação de hoje. Como o “falso dependente” se tratava de menor, o sistema gerava altos valores de pagamentos retroativos.

    O prejuízo estimado até o momento é de aproximadamente R$ 2,2 milhões. No entanto, caso o esquema criminoso não tivesse sido desarticulado, o prejuízo poderia chegar a R$ 5,1 milhões, tendo em vista que o benefício só seria cessado quando a criança completasse 21 anos de idade.

    O coordenador da COINP, Marcelo Henrique de Ávila, destacou a importância da atuação da Força-Tarefa Previdenciária no combate às fraudes previdenciárias de forma eficiente. “Da identificação do esquema criminoso até a deflagração da operação se passaram menos de quatro meses. Isso demonstra a sincronia nessa parceria de quase 20 anos de combate aos esquemas criminosos”.

    A operação contou com a participação de sete policiais federais e um servidor da COINP. Recebeu o nome de Bambino Caro em alusão à ópera “Gianni Schichi” de Giacomo Puccini, chamado “O Mio Babbino Caro” (Oh, meu paizinho querido), transformado em Bambino (menino) Caro (querido ou dispendioso).

    Força-Tarefa Previdenciária – A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, combatendo de maneira integrada os crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área responsável por identificar e analisar as distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

    • Publicações4944
    • Seguidores623314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-desarticula-organizacao-que-fraudava-a-previdencia-no-espirito-santo/643878792

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)