Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    No Senado, Marinho destaca: Nova Previdência beneficia os mais pobres

    Elaborada para tornar o sistema previdenciário do Brasil mais equilibrado, a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019, da Nova Previdência, interessa especialmente aos mais pobres, afirmou nesta terça-feira (20) o secretário Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Ele participou da primeira audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

    há 5 anos

    Ao apresentar aos presentes na audiência dados que reforçam a necessidade de modificar a Previdência Social, Marinho qualificou o sistema brasileiro como injusto: muitos ganham pouco, e poucos ganham, muito. Hoje, a população rica se aposenta em condições melhores do que os trabalhadores mais frágeis economicamente.

    “A reestruturação da Previdência Social é de interesse dos mais pobres porque quem ganha menos vai pagar menos e quem ganha mais vai pagar mais. A proporcionalidade é um dos princípios da Nova Previdência. Porém, todos vão contribuir para garantir a sustentabilidade do sistema no futuro”, reiterou o secretário.

    População e déficit

    Outros dois fatores comprovam a necessidade de mudança. Nas últimas décadas, a expectativa de vida e as taxas de sobrevida aumentaram nas últimas décadas. Nos anos de 1980, havia 14 jovens para cada idoso e, em 2020, esta proporção será de sete para um. “Em alguns estados, a realidade já é um trabalhador ativo para 1.1 aposentados”, afirmou.

    Com a Nova Previdência, o impacto previsto na economia é de R$ 933,5 bilhões em 10 anos. Ela ajudará a reduzir o déficit do sistema, que em 2018 ficou em R$ 265 bilhões. “A mudança proposta é um debate que faço com convicção, com muita consciência, olhando nos olhos das pessoas em todo lugar aonde vou porque tenho certeza de que este é um esforço para melhorar o país”, afirmou.

    • Publicações4944
    • Seguidores623314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-senado-marinho-destaca-nova-previdencia-beneficia-os-mais-pobres/746037348

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)