Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª fase da Operação Canoa Furada combate fraudes no seguro defeso

    Novas investigações sobre fraudes no seguro defeso do pescador artesanal no Piauí e no Maranhão levaram a Força-Tarefa Previdenciária a deflagrar, nesta sexta-feira (6), a segunda fase da Operação Canoa Furada. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados no município de Bacabal (MA), todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina (PI).

    há 4 anos

    A segunda fase da operação tem o objetivo de colher provas que permitam a identificação de outros integrantes da organização criminosa desarticulada na primeira fase, em 10 de outubro de 2019, quando foram presas cinco pessoas envolvidas com o desvio de cerca de R$ 500 mil.

    A área de inteligência da Força-Tarefa identificou irregularidades em pelo menos 80 benefícios do seguro defeso. O esquema envolvia a falsificação de documentos. Onze policiais federais atuaram nesta sexta-feira (6).

    Os investigados presos na primeira fase respondem a ação penal na 1ª Vara Federal de Teresina pelos crimes de organização criminosa (Art. da Lei 12.850/2013), estelionato qualificado (Art. 171, § 3º do Código Penal), falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal) e uso de documento falso (Art. 304 do Código Penal).

    Reprodução de peixes

    O seguro defeso é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que comprovem, mediante a apresentação de documentos, que estão obrigados a paralisar suas atividades durante o período de defeso (época de reprodução de peixes em que é proibido pescar).

    • Publicações4944
    • Seguidores623308
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-fase-da-operacao-canoa-furada-combate-fraudes-no-seguro-defeso/818137632

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 6 anos

    Operação contra fraudes no seguro defeso evita desvio de R$ 56 milhões

    Operação combate fraude em seguro defeso

    Operação descobre fraude em seguro defeso na Bahia

    Petição Inicial - TRF03 - Ação de Concessão de Seguro Defeso - Pescador Artesanal - - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)